quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Estilo Musical : Ska


Aew galera,nessa materia irei falar de um estilo que fez muita historia,deu origens a varias bandas e estilos e mesmo assim é muito desvalorizado no Brasil,estou falando de Ska, quem me conhece sabem o quanto amo esse estilo.Compartilhar aqui com vcs,espero que curtem.

Então vamos começar meus Rude Boys e minhas Rude Girls

História

SKA é uma verdadeira relíquia escondida no circuito alternativo, é um tesouro jamaicano preservado nos subterraneos da música.
O ska faz as pessoas dançarem e tem uma atmosfera positiva, é um estilo musical jamaicano que surgiu no princípio dos anos 50. Combinando elementos como o Jazz e o Rhythm e Blues norte-americano, foi o que levou ao aparecimento do Rocksteady e mais tarde do Reggae.
    Músicos como Don Drummond (trombone), Tommy McCook (saxofone), e com o surgimento dos sounds systems (espécies de discotecas itinerantes, eles decidem partir criar um novo ritmo.
   

A banda The Skatalites e Laurel Aitken foram os dos pioneiros do ska. Laurel foi também responsável por tornar popular do bluebeat (como os ingleses denominavam o ska jamaicano).

Origem do nome SKA

Há teorias diferentes sobre a origem da palavra Ska. O guitarrista Ernest Ranglin disse que o som da guitarra que marca o ritmo é descrito como o "ska! ska! ska!" Outros acreditam que o Cluet Johnson inventou o termo ska ao explicar o som do "ya-ya" da música. Johnson foi conhecido por cumprimentar seus amigos com a palavra "skavoovie''

Historiadores da música tipicamente dividem a história do ska em três períodos:
  • A cena original da Jamaica, da DÉCADA DE 60 chamada de PRIMEIRA ONDA;
  • A SEGUNDA ONDA conhecida por era TWO TONE iniciada no final da DÉCADA DE 70 na INGLATERRA, em torno do selo de mesmo nome criado por JERRY DAMMERS, tecladista do THE SPECIALS.
  • A TERCEIRA ONDA e mais atual geração ska, iniciada na DÉCADA DE 80 com os gêneros de fusão SKA PUNK e SKA JAZZ.
Primeira Onda do Ska
As origens do ska remontam o final dos ANOS 50, onde após a Segunda Guerra Mundial os jamaicanos compraram números crescentes de rádios.
Os produtores mais importantes da Jamaica, Duke Reid e Clement "Coxsone" Dodd, viajavam assiduamente aos Estados Unidos em busca de novos discos gravados por lá. Entre os dois existia uma feroz concorrência, já que ambos eram donos de SOUND SYSTEM's que eram caminhões equipados com microfones e alto-falantes, usados para fazer festas na rua. A rivalidade entre os dois produtores chegou ao ponto de um mandar sabotadores (DANCE HALL CRASHERS) a festa que o outro organizava.
Esse sistema de som criado por DULCE REIKE, CLEMENT DODD e PRINCE BUSTER, foi feito para atender à demanda da música americana. Artistas de R&B bastante ouvidos nos anos de 1950 eram FATS DOMINO (rock'n'roll) e LOUIS JORDAN (jump blues, rock'n'roll), entre outros. Foi o JUMP BLUES a primeira explosão comercial do R&B nos anos de 1940 através de Louis Jordan, antes ainda do rótulo rhythm and blues (R&B) ser criado por JERRY WEXLER em 1948. O jump blues é conhecido como o antigo rock'n'roll, e, os elementos de jazz presentes no ska se devem também a ele, já que o estilo era uma fusão de blues, boogie woogie e big band do swing (uma forte variante do jazz).
Quando o R&B e jump blues sairam de moda nos Estados Unidos, houve uma importação massiva de discos para a Jamaica, obrigando os produtores locais a buscar uma solução, já que os discos que eles traziam deixaram de ser "raridade". A solução do problema foi produzir suas próprias gravações com músicos locais, ou seja, versões próprias do R&B.
Essas versões podem ser consideradas as primeiras formas do ska. A peculiaridade do estilo se deve também à fusão entre os estilos americanos e os estilos caribenhos, como o MENTO da Jamaica e o CALIPSO de Trinidad & Tobago. As primeiras gravações de ska podem ser encontradas em "Boogie in My Bones" (1958), "Drinkin' Whiskey" (1959), "Boogie Rock" (1960), "Aitken's Boogie" (1960) de Laurel Aitken, e em "Oh Carolina" (1960) de Folkes Brothers, um grupo de mento. A canção "Oh Carolina" foi produzida por Prince Buster. Outra gravação pioneira foi "Please Don't Let Me Go" (1959) de Owen Gray. Nesse período Derrick Morgan e Duke Reid gravaram canções como "Lover Boy" e "Oh My". Prince Buster em 1962 lançou a "They Got To Come".
Há várias versões de como inventou-se o ska. A mais conhecida é a que tem Cecil Campbell (Prince Buster) como protagonista e conta que ele pediu ao seu amigo Jah Jerry (que mais tarde tocaria nos The Skatalites) que compassasse o ritmo do R&B, fato que deu como resultado o famoso som de guitarra que todos conhecemos. O autor da palavra ska foi o baixista Cluet Jonhson, que saudava todos os seus amigos dizendo "Hey Skavoovee". Além disso, a pronúncia da palavra assemelha-se ao ritmo da guitarra.
Outra que é uma das primeiras canções de ska gravada foi, "Easy Snappin" do pianista Theophilus Beckford em 1959, ano correspondente a primeira tiragem produzida por Coxsone no Federal Studios. A banda que acompanhou o pianista era formada, entre outros, pelo já mencionado Cluet Jonhson e Roland Alphonso, que depois faria parte dos Skatalites. O maior sucesso de toda a história do ska foi "My Boy Lollipop" de Millie Small, adaptada ao estilo por Ernest Ranglin. A versão era cantada por Barbye Gaye e vendeu 7 milhões de cópias ao redor do mundo e possibilitou ao ska poder ascender a outros países.
Os SKATALITES foi uma das primeiras bandas de ska, formada oficialmente em 1964, fazendo sua primeira apresentação em um festival no Hit-Hat Club. Após o festival, a banda gravou seu primeiro álbum Ska Authentic e começou a viajar pelo país fazendo festivais acompanhando diferentes cantores, dentre os quais Jackie Opel, Lord Tanamo e Laurel Aitken.
Depois do sucesso da cantora Millie Small com "My Boy Lollipop", realizou-se um festival para a televisão estadounidense intitulado This is Ska, onde tocaram ao vivo os Maytals, Jimmy Cliff, Monty Morris, entre outros. A banda acompanhante era Byron Lee & The Dragonaires, não por que tocava melhor que os Skatalites, senão por que estes últimos eram rastafaris e sua "aparência" não era desejada para o público americano. Em 1964, os Skatalities conseguem por no top ten britânico a música "Man in the Street".

Além dos Skatalites, dentro e fora da Jamaica, também destacavam-se:


OWEN GRAY : pioneiro à gravar album de ska, "Owen Gray Sings (1961)", e seu primeiro compacto simples Please Don't Let Me Go (1959) foi uma das primeiras canções gravadas do gênero. Também foi o primeiro a gravar um disco de ska na Inglaterra, Darling Patricia, acompanhado por Carlos Malcom and his Afro-Jamaican Rhytms.




  
 DERRICK MORGAN: conhecido em sua época por suas loucuras, escreveu uma canção "Foward March" na qual descrevia o otimismo geral da Jamaica ao haver obtido a independência em 1962. No ápice de sua carreira manteve uma guerra midiática com Prince Buster, já que este gravou uma música insultando-o. Derrick respondeu-lhe e assim seguiram com uma sequência de canções um contra o outro. Na verdade, os dois eram muito amigos e tudo havia sido uma estupenda campanha publicitária, que terminou com um festival onde cantaram os dois diante de uma multidão descontrolada.



LAUREL AITKEN, nascido em Cuba, emigrou com sua família para a Jamaica quando ainda não havia completado doze anos. Sua carreira começou no fim dos anos 50 e seu repertório ia desde o boogie até o calipso, passando pelo R&B. No início dos anos 60 foi apelidado de The Godfather of Ska (o padrinho do ska) já que o single "Litle Sheila"/"Boogie in my Bones" foi o primeiro sucesso ska que se manteve no primeiro lugar durante onze semanas. Mudou-se para a Inglaterra, onde fundou a comunidade jamaicana em Brixton. São destacáveis seus trabalhos na época do rocksteady e posteriormente do skinhead reggae, depois deste desaparecer por um tempo. Laurel faleceu em 2005 de enfarto.



PRINCE BUSTER, trabalhava na soundsystem de Coxsone e abandonou-lhe para montar a sua própria, que se chamou The Voice of the People, tinha os melhores sons, mas nunca pode superar a concorrência de Duke Reid. Mais tarde passou a trabalhar numa estação de rádio chamada RJR e lançou-se como produtor e posteriormente como cantor. As letras de suas músicas refletem o modo de ver a vida pelos olhos de um rude boy.





 THE WAILLING WAILERS, formado por PETER TOSH, BUNNY WAILER e BOB MARLEY, gravaram seu primeiro single em 1962, com o título "Judge Not". Isto graças a Jimmy Cliff, amigo de Bob Marley, que apresentou-lhe a Leslie Kong, um dos produtores mais importantes da Jamaica. A música com a qual eles chegaram a fama foi "Simmer Down" onde a banda acompanhante era The Skatalites.



RUDE BOYS 

Foto do clipe Red Hot Moon da banda Rancid

Eram jovens negros marginalizados e que adoravam filmes de gangsters. A estética dos gangsters inspirou também o visual dos rude boys, usavam óculos escuros, chapéus de feltro, fatos completos e sapatos normalmente pretos.
As letras do ska abordavam temas como a insatifação social, a discriminação e a vida da classe trabalhadora, mas também falavam de diversão, festas, situações cómicas.
 Nos anos 60, grupos de  imigrantes das ex-colonias britânicas dirigiram-se à metrópole, esses imigrantes moravam nos bairros mais pobres das cidades inglesas e ocupavam os empregos mais mal remunerados. Mas nos momentos de descontração os imigrantes também levaram seus ritmos, entre eles o ska.
 Nos anos 60 o ska não chegou a ser um ritmo para as massas, ficou restrito ao underground, foram poucos os músicos ligados ao ska a fazer sucesso.
Outra coisa curiosa, os cantores de ska nas suas gravações na Inglaterra eram, na maioria das vezes, acompanhados por músicos brancos, dando um carácter mestiço ao ska.

 Segunda Onda do Ska ( Two Tone )

Com a chegada da década de 70, surge o rocksteady, ritmo que acalmava os passos do ska, e fez com que este perdesse a sua popularidade.
    Mais tarde, o rocksteady seria readaptado pelo produtor Lee Perry e rebaptizado como reggae. Com o enorme sucesso comercial do reggae, o ska praticamente desapareceu. Mas no final dos anos 70 o ska ressurgiria Inglaterra, com a geração da editora 2Tone.
     Para falar da era 2 Tone necessário falar primeiro da banda The Special AKA, surgida em 1977. Os Special AKA em 1978 participaram da tourné "Clash Out One Parole" dos     The Clash, e misturavam punk rock com reggae.
     Com o fim da tourné, os Special AKA e Jerry Dammers, sugere uma reformulação no estilo da banda, e adoptam de vez o ska. Tal mudança definiria o destino da banda, agora chamada apenas The Specials.
    Em 1979, e é lançado o single “Gangsters”. Os Specials não estavam apenas a lançar um single, mas também nascia um uma editora, Two Tone, um nome inspirado, nos problemas relacionados com o racismo e a violência de partidos inspirados no nazi-fascismo, como o   National Front. O nome tinha um sentido multi-racial sugerida pelos dois tons, preto e branco, e a banda era composta por, musicos negros e brancos.
    No mesmo período com os Specials formam-se, outras bandas surgiram, Madness, Bad Manners, The Beat, Selecter.
    Para estas bandas a Two Tone serviu como pólo difusor, com exceção dos Bad Manners, mas entram no filme "Dance Craze", sobre a Two Tone e o renascimento do ska na Inglaterra.
    A Two Tone nao era apenas uma editora, tornou-se um movimento musical, responsável pelo reaparecimento do ska.
    O ska da Two Tone trazia resquícios do punk rock e de outros ritmos, portanto era um ska "energético" e mais elaborado.
   No final dos anos 70 várias bandas punk incorporavam o reggae nas suas musicas e várias outras passavam pelos ritmos jamaicanos. A aproximação entre o punk rock e o reggae era perfeitamente compreensível, uma vez que ambos nasceram excluídos da sociedade.
    A fusão do punk rock com o reggae e o ska deu frutos e foi responsável pelo interesse que muitos jovens brancos passaram a ter por estes ritmos, assim os velhos discos de ska dos anos 60 foram redescobertos por uma nova geração.
    É neste contexto que a semente da Two Tone foi plantada e germinou.
As letras agora estavam mais elaboradas e com temas mais amplos, no caso dos Specials estavam também mais politicas, tinham temas contra o racismo, a guerra fria e o desemprego causado pela política da Sra Margareth Tatcher,a Dama de Ferro da Inglaterra.
  O lado politico dos Specials não ficava só nas letras, mas também participavam em campanhas de solidariedade ao Camboja.
  A Two Tone inovou, mas não esqueceu os clássicos do Jamaicano, e os Specials regravaram "Guns of Navarone" (The Skatalites), a The Beat "Tears of a Clown" (The Miracles), as Bodysnatchers banda inteiramente feminina trouxe de volta "Let´s Do Rock Steady" (Dandy Livingstone), praticamente todas as bandas de ska que surgiram Two Tone regravaram alguma musica de ska dos anos 60.
THE SPECIALS
    O exito da Two Tone e a regravação dos clássicos, abriram caminho para os veteranos do ska e do reggae. Desmond Dekker, Lauriel Aitken, Prince Buster, Judge Dread, The Maytals e outros voltam a ribalta e voltam aos estúdios e palcos.
   A Two Tone cresceu, mas o impacto inicial já tinha passado. Em 1980 bandas como os Selecter e os Madness rescindem contracto. Em 1981 a Two Tone entra em crise, e os Specials, após o lançamento do single "Ghost Town", acabaram.
   Das bandas que inicialmente integraram a Two Tone, a maioria continuou a tocar e a gravar durante a primeira metade da década de 80, o grupo quemais durou foram os Madness, que lançaram o ultimo Lp em 1986. A Two Tone acabou, mas uma herança, retirou o ska das sombras do esquecimento e o transformou em um ritmo vivo e resistente.
  Ainda hoje as bandas de ska subsistem no meio underground, com as suas letras corrosivas criticam a sociedade, e esperam que uma nova Two Tone surja para lhes darem a oportunidade que tanto merecem.
Terceira Onda do Ska 
No início de 1980, influenciado por bandas do revival ska 2 Tone começaram a se formar nos Estados Unidos e outros países. Este revival incluídos bandas pós-punk ska como The Uptones Fishbone na Costa Oeste, e The Toasters e Mighty Mighty Bosstones na Costa Leste.Muitas bandas de ska terceira onda jogou ska punk, que é caracterizada por instrumentos de sopro, um excêntrico fortemente acentuado e  normalmente  muito mais rápido, ritmo punk-rock (embora as influências do R & B são jogados para baixo).Algumas bandas da terceira onda foram de ska-core , que mistura ska com punk hardcore. No entanto, várias bandas da terceira onda foram jogado em um estilo mais tradicional, influenciada por bandas dos anos 60.
Na costa leste, a banda primeira banda conhecida de ska foi The Toasters, que jogou num estilo 2-Tone influenciou e ajudou a pavimentar o caminho para o terceiro movimento da onda ska. Em 1981, Vocalista do The Toasters, Robert "Bucket" Hingley criou Moon Ska Records, que se tornou a maior gravadora americana ska.
O Uptones jump-started a cena ska Bay Area da Califórnia, em 1981, quando a banda, composta por estudantes de Berkeley High School, passou a tocar shows esgotados em todo o San Francisco Bay Area, durante sete anos . Sua auto-intitulado de 1984 registro foi liberado na etiqueta Howie Klein 415. O Uptones ,ska-punk, tem sido citado como bandas inspiradoras da Califórnia como OPERATION IVY, RANCID  e SUBLIME.  Em 2002, o Uptones continuou a gravar e reproduzir shows ao vivo, Costa Oeste.
Orange County,Califórnia, tinha uma das maiores e mais influentes cenas de terceira onda do ska, que se originou na década de 1990. Por cerca de uma década, do Orange County foi o ponto de partida para muitas bandas de sucesso terceira onda ska. Algumas destas bandas de ska teve um grande sucesso comercial, embora de curta duração. The Hippos e Save Ferris fez sucesso comercial com os  álbuns 'Are Gonna Roll' e  'It Means Everything', respectivamente. Ambos os atos foram apresentados em várias trilhas sonoras de filmes de grandes estúdios na década de 1990. The Aquabats permaneceram uma das poucas bandas de ska original Orange County, que ainda tocam ate hoje.No entanto, a banda geralmente não toca em um estilo ska em seu mais recente lançamento, 'Charge!'. O mesmo vale para Goldfinger, que apesar de já ser um precursor ativo na cena, recuou o som ska em 2001.


Reel Big Fish
No início de 1990, o Ska Radio Parade ajudou a popularizar a terceira onda e promoveu muitas bandas do sul da Califórnia, tais como Sublime, No Doubt, Reel Big Fish e Let's Go Bowling.Em 1993, a banda de ska-core ,The Mighty Mighty Bosstones, assinou com a Mercury Records e apareceu no filme Clueless, com seu primeiro hit "Where'd You Go?".Por esta altura, muitas bandas influenciadas pelo ska    se tornaram hits nas rádios Mainstream, incluindo "Spiderwebs" No Doubt, "Sell Out", de Reel Big Fish (que alcançou a posição 10 na Billboard Modern Rock em 1997) e  "The Impression That I Get " de The Mighty Mighty Bosstones.


Em 1994, Matt Collyer de The Planet Smashers  fundou a terceira onda ska com o rótulo Stomp Records. Em 1996, Mike Park de Pickle Skankin fundou a  Asian Man Records, que foi a maior da costa oeste dos Estados Unidos rótulo da terceira onda ska. Também em 1996, a banda Less Than Jake  começou a gravadora Fueled by Ramen, que caracterizou muitos menos conhecidas bandas de ska terceira onda, e mais tarde se tornou o lar de bandas de sucesso do pop-punk, como Fall Out Boy. Em 1997, Brett Gurewitz (Bad Religion e da famosa Epitaph Records) e TIM ARMSTRONG fundou Hellcat Records, que geralmente caracterizado bandas punk, ska, mas também contou com diversos atos de ska punk.
Até o final dos anos 1990, o interesse em bandas da terceira onda ska   como outros gêneros musicais ganhou impulso . Moon Ska Records terminou em 2000, mas Moon Ska Europa, uma afiliada da base na Europa, continuou operando na década de 2000, e foi mais tarde relançado como Moon Ska Mundial. Em 2003, Hingley lançou uma nova gravadora ska, Megalith Records.



  Listas de algumas bandas da Terceira Onda do Ska
  • Against All Authority
  • Bad Manners
  • The Aquabats 
  • D-Sailors
  • Dance Hall Crashers
  • Goldfinger
  • La Vela Puerca
  • Leningrad
  • Less Than Jake
  • Long Beach Dub AllStars
  • Los Rabanes
  • Mad Caddies
  • No Doubt
  • Operation Ivy
  • Redsocks
  • Reel Big Fish
  • Rancid
  • Ska-P
  • Streetlight Manifesto
  • Sublime
  • The Ernies
  • The Mighty Mighty Bosstones
  • The Planet Smashers
  • The Suicide Machines
  • Voodoo Glow Skulls
Ska no Brasil

Os primeiros passos do ska no Brasil remontam à época da Jovem Guarda, com a releitura de sucessos jamaicanos por nomes como Renato e seus Blue Caps e Wanderléia. Contudo, poucos se davam conta de que aquilo se tratava de ska.
Nos anos 80, o ritmo começa a ter uma maior divulgação - principalmente graças aos Paralamas do Sucesso, que sempre apostaram muito no ritmo, em especial nos álbuns Selvagem? e O Passo do Lui. No meio das bandas de rock nacional que faziam sucesso na época, surgiu o Kongo, que realmente podia se proclamar uma banda de ska. O grupo teve CD produzido por Bi Ribeiro, baixista do Paralamas, e "Biquíni Defunto" chegou a ter boa execução na rádio. Mas a banda não conseguiu construir uma carreira realmente de sucesso, perdeu visibilidade e passou por longos períodos de recesso, apesar de ainda continuar na ativa.
Apenas no fim dos anos 90 surgiu uma leva de bandas nacionais de ska que conseguiu algum espaço. A Paradoxx lançou a coletânea Ska Brasil, com nomes como Skamoondongos e Mr. Rude. O Skuba teve dois CDs lançados e chegou a conseguir boa execução de suas músicas nas rádios e na MTV. Também os cariocas Los Djangos lançaram CD pela WEA - e assim como o Kongo, foram produzidos por um integrante dos Paralamas, o baterista João Barone.
Porém, esta nova geração do ska não conseguiu um desenvolvimento maior; o Skuba acabou, o Djangos passou um tempo parado antes de retornar fazendo um som com outras influências e nenhuma outra banda conseguiu ir em frente com sucesso. Atualmente, novas bandas de ska continuam procurando espaço no underground em todo o Brasil, em sua maioria influenciadas por bandas do ska tradicional e suas variantes mais próximas, como o King´s Tone (Curitiba), e da terceira geração do ska internacional. Entre elas, podem-se citar Móveis Coloniais de Acaju, E a Vaca foi pro Brejo, Bois de Gerião, Coquetel Acapulco, La Bamba, Maleducados, Firebug, Sapo Banjo, Skambo, Lucky Ska Walker, El Cabong, Walligator, Caravana2k, Zé Oito, Radio ska, Aniska, Satélites na Babilônia, entre outras.
Apesar do ska não ter se consolidado como um ritmo conhecido no país - a bem da verdade, a maioria das pessoas simplesmente não sabe do que se trata - boa parte das bandas de pop rock nacional de sucesso têm algum ska entre seus hits. Paralamas do Sucesso, Skank, Ultraje a Rigor, Titãs, Kid Abelha, Los Hermanos, Capital Inicial, Charlie Brown Jr. - todas já passearam pelo estilo em algum momento. Até mesmo o Legião Urbana gravou um ska ("Depois do Começo", do álbum Que país é Esse?). O primeiro álbum dos Engenheiros do Hawaii, Longe Demais das Capitais de 1986, também lembra muito o ska.
No punk rock, bandas como o Inocentes, foram das primeiras bandas a tocarem ska no brasil ("Não Acordem a Cidade" de 1981, que foi gravada no álbum Pânico em SP de 1986).

Links para Download's

http://thisiska.blogspot.com/
http://youandmeonajamboree.blogspot.com/
http://mulambada.blogspot.com/
http://skapunkdownloads.blogspot.com/
http://deadamericanradio.wordpress.com/
http://punkxhcxoi.blogspot.com
http://authenticska.blogspot.com/
http://rudeyskinsv.blogspot.com/
http://www.tributoatodo.blogspot.com/
http://www.reggaeska.comze.com/
http://rootsculturereggae.blogspot.com/
http://skafortska.blogspot.com/
http://skafoundation.blogspot.com/
http://www.skamusic.blogspot.com/
http://www.skinheadstyle.blogspot.com/

AGRADEÇO A TODOS PELA VISITA
Espero que tenham gostado
Depois colocarei materias sobre algumas bandas de ska
Bjos e abraços 


¿Quieres bailar Ska?

Divulgações:
Mecanika 
Mandy 
Gabriela 
Noemia 

3 comentários:

  1. curti a matéria, parabéns! tá foda *-*

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  2. Rafael tbm eh cultura neh?
    huihiuhi
    pensei q ska fosse uma banda de rock pesado ( ignorancia neh:S)
    posta bandas d ska, pra gnt baxar umas musicas e tals =]

    abraaaço

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  3. É com muito orgulho que venho convidá-los para o lançamento do cd do El Cabong, o "Happy Hour"! O lançamento acontecerá no I Rocktoberfest, na Cervejaria Bamberg, no dia 7 de setembro. Sistema bruto de comida boa e cerva gelada! Acompanhem na fanpage da banda https://www.facebook.com/elcabongoficial. Abração e sucesso ao blog!

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